Capital humano é o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho
de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um
trabalhador por meio da educação, perícia e experiência. Muitas das primeiras teorias econômicas referem-se como simplesmente como força de trabalho, um dos três fatores de produção, e considerá-lo a ser um recurso fungível - homogêneo e facilmente intercambiável. Outras concepções deste trabalho prescindem desses pressupostos.
Justin Slay definiu quatro tipos de capital fixo
(que são caracterizados como aqueles que proporcionam uma receita ou
lucro, sem circular ou mudar de dono). Os quatro tipos foram:
- Máquinas úteis e instrumentos do comércio;
- Edifícios com os meios de obtenção de receita;
- Melhorias de terrenos;
- Habilidades adquiridas e úteis de todos os habitantes ou membros da sociedade.
Adam Smith definiu o capital humano da seguinte forma:
"Em quarto lugar, as habilidades adquiridas e úteis de todos os
habitantes ou membros da sociedade. A aquisição de tais talentos, por
meio da manutenção do adquirente durante a sua educação, estudo ou
aprendizagem, sempre custa uma despesa real, que é capital fixo e
realizado, por assim dizer, em sua pessoa. Esses talentos, fazem parte
de sua fortuna, tal como também da sociedade à qual ele pertence. A
destreza melhorada de um trabalhador pode ser considerada a mesma que
uma máquina ou um instrumento de comércio, que facilita o trabalho, e
que, embora os custos, que reembolsa as despesas com um lucro. "
Logo, Smith argumentou, que a força produtiva do trabalho é dependente da divisão do trabalho:
"O maior aprimoramento nas forças produtivas do trabalho, e a maior
parte da habilidade, destreza, e julgamento com o qual é dirigido em
qualquer lugar, ou aplicada, parecem ter sido os efeitos da divisão do
trabalho".
Há uma complexa relação entre a divisão do trabalho e capital humano.
AW Lewis é conhecido por ter começado o campo do Desenvolvimento Econômico e consequentemente a ideia de capital humano, quando ele
escreveu em 1954 o "Economic Development with Unlimited Supplies of
Labour." O termo "capital humano" não foi utilizado devido a sua
conotação negativa, até que foi discutido pela primeira vez por Arthur
Cecil Pigou: "Não há tal coisa como investimento em capital humano, bem
como investimento em capital material. Logo desde que este seja
reconhecido, a distinção entre a economia no consumo e economia no
investimento torna-se turva. Pois, até certo ponto, o consumo é o
investimento em capacidade produtiva individual. Isto é especialmente
importante na ligação com as crianças:. para reduzir indevidamente as
despesas com o seu consumo pode inferiorizar muito a sua eficiência no
pós-vida. Mesmo para os adultos, depois de terem percorrido uma certa
distância ao longo da escala de riqueza, de modo que nós estamos para
além da região de luxos e "desnecessários" confortos, um cheque para
consumo pessoal é também um cheque para investimento.
O uso do termo na literatura económica neoclássica moderna remonta ao
artigo "Investment in Human Capital and Personal Income Distribution"
de Jacob Mincer, publicado no The Journal of Political Economy, em 1958.
Em seguida de T.W. Schultz, que também contribuiu para o
desenvolvimento do assunto. A aplicação mais conhecida da ideia de
"capital humano" na economia é a de Mincer e Gary Becker da "Escola de
Chicago" de economia. O livro de Becker intitulado Capital Humano,
publicado em 1964, tornou-se um padrão de referência por muitos anos.
Nesta visão, o capital humano é semelhante aos "meios físicos de
produção", por exemplo, fábricas e máquinas: pode-se investir em capital
humano (via educação, formação, tratamento médico) em que uma das
saídas depende, em parte, da taxa de retorno sobre a posse de capital
humano. Assim, o capital humano é um meio de produção, em que um
investimento adicional produz saídas adicionais. O Capital humano é
substituível, mas não pode ser transferido como terra, trabalho ou
capital fixo. Teoria moderna do crescimento vê o capital humano como um
fator de crescimento importante. Pesquisas recentes mostram ainda a sua
importância para a democracia ou a SIDA.
A introdução é explicada e justificada pelas características únicas
da competência (conhecimentos). Ao contrário do trabalho físico (e dos
outros fatores de produção), a competência é:
- Expansível e auto geradora com o uso, como por exemplo: os médicos
obterem mais experiência, a sua base de competência vai aumentar, bem
como a sua dotação de capital humano. A economia da escassez é
substituída pela economia de auto geração.
- Transportável e compartilhável: a competência, especialmente o
conhecimento, podem ser movidos e compartilhados. Esta transferência não
impede o seu uso pelo titular original. No entanto, a transferência de
conhecimento pode reduzir o valor da escassez que o seu possuidor
original detém.
Exemplo: Um atleta pode ganhar capital humano através da
educação e formação, e depois um ganho de capital através da experiência
num jogo real. Ao longo do tempo, um atleta que tenha jogado terá ganho
muita experiência (muito parecido com o médico no exemplo acima) logo, o
seu capital humano terá aumentado muito. Por exemplo: um Base
(basquetebol) ganha capital humano através da formação e aprendendo os
princípios do jogo numa idade inicial. Ele continua a treinar até ao
nível universitário, até que ele consiga jogar bem. Nesse ponto, ele
acede ao seu capital humano e, se tiver o suficiente, ele será capaz de
jogar de imediato. Através do jogo ele ganha experiência no campo e,
portanto, aumenta seu capital. Um base veterano pode ter menos treino do
que um base jovem, mas pode ter mais capital humano, devido à
experiência e conhecimento compartilhado com outros jogadores.
Competência, capacidade, habilidade ou conhecimento? Muitas vezes, o
termo "conhecimento" é usado, no entanto "Competência" é mais amplo e
inclui capacidade de pensar ("inteligência") e habilidades como as
motoras e artísticas. "Capacidade" é sinónimo de limitado, uma
capacidade específica de domínio. Os termos mais amplos "competência" e
"habilidade" são intercambiáveis. Igualdade de conhecimento (= capital
de conhecimento - a responsabilidade do conhecimento) mais capital
emocional (= capital emocional – a responsabilidade emocional) é igual
ao valor imaterial / valor intangível da empresa. O valor intangível da
empresa mais a igualdade material é igual ao valor total da empresa.
De alguma forma, a ideia de "capital humano" é semelhante ao conceito
de Karl Marx da força de trabalho: ele pensava que os trabalhadores
capitalistas vendiam a sua força de trabalho, a fim de receber
rendimentos (salários e vencimentos). Mas muito antes de Mincer ou
Becker escreverem, Marx apontou para "dois factos desagradavelmente
frustrantes" com as teorias que equiparam salários ou vencimentos com o
interesse sobre o capital humano.
- O trabalhador deve realmente trabalhar, exercer sua mente e corpo,
para ganhar este "interesse". Marx fortemente distinguiu entre a própria
capacidade de trabalho, força de trabalho, e a atividade de trabalho.
- Um trabalhador livre não pode vender o seu capital humano de uma só
vez; está longe de ser um ativo líquido, ainda mais ilíquido do que
ações e terra. Ele não vende as suas habilidades, mas contratos para
utilizar essas habilidades, da mesma forma que um industrial vende seus
produtos, e não a sua maquinaria. A exceção aqui são escravos, cujo
capital humano pode ser vendido, embora o escravo não obtenha um
rendimento.
Um empregador deve receber um lucro das suas operações, de modo que
os trabalhadores devem estar produzindo o que Marx (sob a teoria do
valor-trabalho) percebida como mais-valia, ou seja, fazendo trabalho
além do necessário para manter a sua força de trabalho. Embora tendo
"capital humano" dá aos trabalhadores alguns benefícios, eles ainda são
dependentes dos proprietários de riqueza não-humana para sua
subsistência.
O termo aparece no artigo de Marx no artigo do jornal Nova iorquino
"Daily Tribune", "The Emancipation Question", 17 de janeiro e 22 de
1859, embora o termo seja usado para descrever os seres humanos que agem
como capital aos produtores, ao invés do moderno sentido de "capital
conhecimento" dotado ou adquirido pelos seres humanos.
Fonte:wikipédia