Em uma relação cooperativa, ambos os lados saem satisfeitos.É o formato ideal e almejado por todos, porém exigem pessoas empáticas e maduras o suficiente para entender que nem sempre será feita apenas a sua própria vontade, que há de haver busca pelo consenso.
Quando há negociações produtivas, as soluções acordadas são de soma ampliada, de modo que as partes entendem que conseguiram um resultado melhor do que se o tivessem feito sozinhos.
* Competir ou Cooperar:
- A palavra menos importante:EU
- A palavra mais importante: Nós
- As duas palavras mais importantes:Muito Obrigado
- As três palavras mais importantes:Tudo é perdoável
- As quatro palavras mais importantes:Qual é a sua opinião?
- As cinco palavras mais importantes:Você fez um ótimo trabalho.
- As seis palavras mais importantes:Desejo compreendê-lo com mais exatidão.
A comunicação interpessoal consiste na capacidade de se comunicar de forma adequada, além de pré-condição para o sucesso da comunicação, traz a necessidade de conhecer a si próprio e o outro.
A comunicação não-verbal envolve postura, gestos expressão facial, inflexão de voz, seqüencia, ritmo e cadência das próprias palavras, e qualquer outra manifestação não-verbal de que o organismo seja capaz. As vocalizações, os movimentos intencionais, e os sinais de humor dos animais são comunicações analógicas pelas quais eles definem a natureza de suas relações.
É por meio da comunicação vivenciada pelo profissional de saúde pode definir metas, objetivos a serem atingidos, para ajudá-lo a sentir-se como ser humano digno e pessoa capaz de encontrar soluções para seus problemas.
A aparência do profissional de saúde influencia a percepção do paciente quanto aos cuidados recebidos, cada paciente tem uma imagem pré- estabelecida de como o profissional de saúde deverá se apresentar.
A comunicação terapêutica consiste na habilidade do profissional em usar seus conhecimentos sobre comunicação para ajudar o paciente com a tensão temporária, a conviver com outras pessoas e ajustar-se ao que não pode ser mudado e a superar seus problemas.
O profissional precisa ter auto-conhecimento, percepção, habilidade e flexibilidade em lidar com situações diferentes, capacidade criativa para solucionar problemas.
A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente, serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição.
* Príncipio dos Cinco "S":
- Utilização
- Ordenação
- Limpeza
- Saúde
- Auto disciplina
* Bom senso na hora de se vestir, o que evitar no ambiente de trabalho:
- Barriga de fora
- Sapatos de salto altíssimos
- Chinelos
- Unhas muito compridas
- Excesso de bijouterias ou jóias
- Decotes e roupas curtas
- Roupas desportivas
- Perfumes fortes
- Roupas transparentes
Não confunda amizade com intimidade, em momento algum trate mal seus colegas usando palavras de baixo calão, forjando brincadeiras de "mal gosto", principalmente se houver algum paciente/usuário próximo, lembre-se de que você está no seu ambiente de trabalho e, é a imagem de todo o serviço que se denigrirá devido a uma "brincadeira" ou atitude grosseira.Não esquecendo também que o não comparecimento ao trabalho, influencia a qualidade do mesmo no
sentido de que se você falta, sobrecarrega o colega.
Deve-se ficar atento as afinidades no ambiente de trabalho, estas acontecem em qualquer nível hierárquico, quando isso acontece entre profissionais do mesmo nível hierárquico, é preciso dosar as relações no trabalho, para não formar as famosas panelinhas.
O assédio moral, assunto que já foi abordado nesse blog, caracteriza-se por toda conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos , gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psiquíca de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.
A violência e o assédio nas organizações, nascem do encontro entre a inveja do poder e a perversidade.
O profissional deve ter cuidado para não humilhar o paciente/ usuário, com desatenção ou palavras/ gestos rudes, e estar atento a forma de tratar outros colegas,com brincadeiras de mal gosto.
* Violência Psicológica no Trabalho:
- Ter o trabalho desqualificado frente aos colegas
- Virar alvo de piadas por causa do modo de vestir ou falar
- Ouvir frases do tipo: "Lugar de doente é no hospital, aqui é para trabalhar".
- Ser impedido de se expressar e dar opinião
- Passar a executar atividades inferiores à sua capacidade
- Receber ordens confusas e contraditórias
- Trabalhar fora do horário de expediente sem hora extra
- Ficar sobrecarregado de atividades e ter prazo mínimo para entregá-las
- Não ser cumprimentado ou sr ignorado
- Ter o material básico para execução de suas tarefas retirado
- Ser ameaçado constantemente de demissão
Isso exposto, concluímos que, a humanização no serviço de saúde reflete uma nova postura profissional, que desmistifica aquela imagem do servidor público sisudo, desinteressado, que age burocraticamente,dificultando o acesso do usuário a serviços dignos de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário