- Tumores;
- Lesão do corpo caloso;
- Acidente Vascular Cerebral AVC (ou derrame);
- Doenças Infecciosas (como a meningite);
- Doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências);
- Acidentes com traumatismo crânio encefálico;
- Tensão metabólica (intoxicações);
As afasias são estudadas tanto pela neuropsicologia quanto pela linguística, e a terapêutica é matéria interdisciplinar. Segundo a neuropsicologia, distinguem-se dois grandes grupos de afasias, cada uma das suas variedades referindo-se a lesões cerebrais de localização precisa: o grupo das afasias de expressão e o grupo das afasias sensoriais ou de recepção.
Tipos de Afásia:
Afasia de Wernicke (dano no lobo temporal): Há grande dificuldade para compreeender o sentido das palavras.A fala é fluente, com entonação correta, mas as palavras são aleatórias, muitas vezes sem significado.No entanto é comum acredite falar corretamente.
Afasia de Broca (dano no lobo frontal): Compreende-se bem o que se ouve e lê, mas existe uma dificuldade para se exprimir, pois falta o vocabulário.Em alguns casos, o afásico escolhe uma palavra qualquer para dizer todas as coisas.
Afasia Global ( dano em vastas áreas linguísticas do cerébro): É o caso mais grave, nele perdem-se tanto a capacidade de compreender quanto a de falar, ler, escrever.Mesmo assim, o paciente tem consciência de tudo à sua volta e pode expressar seus sentimentos com gestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário