A terapia online é um modelo de terapia que ganhou popularidade, nos últimos anos, e está sendo muito útil no momento atual. Afinal, atualmente, em 2020, o mundo está passando por uma pandemia e a forma de contenção da doença e por meio de:
- quarentena;
- isolamento;
- afastamento social.
O que impede que as pessoas possam, muitas vezes, fazem a terapia de forma presencial. A terapia online é um método eficaz e com os mesmo resultados da terapia presencial.
Aqui vou abordar 5 benefícios da terapia online e outras curiosidades, como:
- O que é a terapia online?
- Mitos sobre a terapia online.
- Quarentena e a terapia online.
- Onde encontrar a terapia online?
A terapia online pode ser chamada de:
- terapia eletrônica;
- aconselhamento eletrônico;
- tele terapia;
- aconselhamento cibernético;
- E-terapia.
E é um modelo conhecido por envolver diversos serviços da saúde mental.
Dessa forma, o terapeuta pode usar plataformas como e mail, videoconferência, mensagens de texto, bate-papo online, mensagens ou telefonemas.
Nos últimos anos, a terapia online ganhou popularidade e está se tornando uma ferramenta importante nas vidas das pessoas. Além disso, há diferentes razões pelo qual uma pessoa procura o serviço de terapia online.
A E-terapia utiliza a internet para realizar os atendimentos e as sessões com os pacientes.
1. É Ideal No Período De Quarentena
Em época de quarentena, isolamento e afastamento social a terapia online se torna mais benéfica do que nunca. Afinal, como as pessoas não podem sair de casa podem utilizar a terapia online tanto para iniciar um tratamento quanto para continuar o seu.
2. Tem Horários De Agendamento Que São Mais Flexíveis
A terapia online tem uma gama de opção de serviços e de profissionais. Em virtude disso, há, também, maiores opções de horários.
Dessa forma, se você é uma pessoa muito atarefada ou não consegue achar um serviço de terapia presencial que se encaixe nos seus horários livres, está na hora de tentar a terapia online.
No atendimento virtual, será possível encontrar mais horários disponíveis e mais opções de profissionais.
3. Ajuda A Tratar Os Transtornos Mentais
A terapia online funciona da mesma forma que um terapia presencial. Em virtude disso, pode tratar de doenças mentais, como depressão e ansiedade. A terapia eletrônica oferece diversos serviços e apresenta muita eficácia.
De acordo com muitos profissionais, a terapia online é ideal, por exemplo, para pessoas que tem fobia social ou dificuldade de locomoção.
4. Oferece Mais Praticidade E Dinamismo
A terapia eletrônica pode ser bem prática e dinâmica, porque o paciente pode fazer as sessões em qualquer lugar e, até mesmo, no conforto de sua casa. Além disso, a pessoa pode agendar o horário de sua sessão de terapia no horário que achar melhor.
Vale ressaltar que há o mesmo dinamismo que numa terapia presencial. Afinal, o terapeuta irá tratar seu paciente virtual, da mesma forma que trata o paciente presencial
5. Pode Ser Feita De Forma Individual, Em Casal Ou Em Grupo
Diferente do que muitos pensam, a terapia online não tem restrição de pessoas e não é feita, exclusivamente, de forma individual. Na verdade, há diversos tipos de terapias online que são feitas com mais de uma pessoa, como a terapia familiar e a terapia conjugal.
Ambas modalidades podem ser extremamente benéficas no período de quarentena e isolamento. Além disso, pode ter vantagens na terapia online para casais e familiares, como o ajuste mais fácil do horário das sessões e o local mais adequado para todos os envolvidos.
Em 2020, o mundo está passando por uma pandemia, que foi causado pela COVID-19. O vírus se espalhou de forma muito rápida e vem trazendo muitas consequências tanto para a saúde, economia e dia a dia das pessoas.
A quarentena, o afastamento social e o isolamento são considerados as principais medidas para o controle da propagação da doença.
Em virtude disso, muitas pessoas estão há algum tempo fazendo a auto quarentena e o isolamento. Nesses casos e em casos de afastamento social, a terapia online pode ser a solução ideal para as pessoas que querem continuar o seu tratamento psicológico ou iniciar a terapia.
Ainda, a quarentena, o isolamento e o afastamento social podem ser momentos difíceis para grande parte das pessoas. Em virtude disso, sentimentos como ansiedade, medo, estresse e tensão podem aparecer.
Portanto, as pessoas podem começar a se sentirem sozinhas, entediadas e desesperançosas. Se sentir sintomas, como:
- alterações de humor;
- preocupação excessiva;
- sentimento de tristeza, vazio e desesperança;
- inquietação;
- fadiga, sudorese, tontura e enjoos;
- atraso de pensamento e dificuldade de concentração;
- problemas de sono;
- pensamentos suicidas.
Está na hora de buscar ajuda médica especializada. E, caso não puder sair de casa, procure a terapia online como solução.
Coronavírus (COVID-19)
O corona vírus se caracteriza por ser um grupo de vírus, que pode infectar tanto humanos quanto animais. Assim sendo, em humanos o vírus causa, em geral, doenças respiratórias, que variam de gripes leves até infecções bem mais graves.
A COVID-19, mais especificamente, é a denominação dado à doença que é causada pelo novo corona vírus. Ainda, o quadro apresenta uma transmissão rápida, porque tem um tempo de incubação longo.
Além disso, a transmissão pode ocorrer, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma. Ainda, apesar de ser um vírus que já conhecido por cientistas, a sua nova versão surpreendeu por conta da rapidez com que se espalhou pelo mundo.
Portanto, as medidas de prevenção estão sendo tomadas como uma forma de controlar a situação.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, desde 2018, está válido a resolução que amplia as possibilidades de tratamento psicológico no Brasil, principalmente para a terapia online.
Assim sendo, o CFP regulamentou a prestação de serviços psicológicos, que funcionem por meio de tecnologias da informação e da comunicação, por meio de plataformas e de videoconferências.
Portanto, a partir de 2018 está autorizada a prestação dos seguintes serviços onlines: consultas e atendimentos. Os profissionais poderão tratar qualquer tema e realizar quantas sessões forem necessárias. Assim como nas terapias presenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário