Na neurose o indivíduo além de saber que é um neurótico, ele tem plena consciência dos seus atos, mas não consegue controlá-los, já os psicóticos não têm essa consciência, eles perdem a noção da realidade.
Os sintomas mais frequentes de um neurótico são:
- Insatisfação geral, excesso de mentiras, manias, problemas com o sexo, dentre outros. Exemplos deles são o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Depressão e a Síndrome do Pânico.
Neuroses são distúrbios leves com poucas distorções da realidade tratada principalmente pelo psicólogo.É a desordem na personalidade que gera angustia e inibe suas condutas, é um conflito intra-psíquico.
Sintomas:
- Insatisfações gerais
- Manias
- Problemas relacionados a área sexual
- Excesso de mentiras ( mitomania)
- Crises de choro imotivado
- Depressão
- Pensamentos suicidas
- Doenças psicossomáticas
- Um objeto é a razão da angustia
- Mania de perseguição
- Fixação pelo objeto
- Pessoa sistemática e metódica
- Manias de limpeza
- Não aceita ser o que é
- Já as psicoses é uma doença mental grave que afeta a personalidade na zona central do eu.
- Delírios: falsa realidade percebida (acredita em conspiração contra ele se vê duas pessoas simplesmente conversando ou se julga Deus).
- Alucinações: escuta vozes ou tem visões. Acredita que fontes externas controlam seus pensamentos. O escutar vozes é o mais comum.
1. Autonomia psíquica: neurose apresentaria perda parcial, pouco implicando a personalidade, psicose com maior perda de autonomia, interferindo mais na personalidade;
2. Gravidade do quadro: neurose seria menos grave que a psicose, o que faria o leigo pensar que ela devesse ser tratada por filósofos ou psicólogos clínicos, e psicose, mais grave, tratada por psiquiatras;
3. Causa presumida: neurose seria preferentemente psicógena ou funcional, e psicose preferentemente somatógena ou orgânica;
4. Setores da psique: neurose comprometeria a emoção, e psicose, a razão e a vontade + ação.
5. Consciência da realidade: o neurótico não a perderia, o psicótico, sim;
6. Consciência da doença, estreitamente relacionado ao conceito anterior: o neurótico a teria, o psicótico não;
7. Comportamento social: o neurótico permaneceria socialmente organizado, o psicótico não;
8. Sensibilidade à psicoterapia: os psicóticos seriam refratários a ela;
9. Sinais e sintomas: seriam distintos e característicos para a neurose, e, para a psicose.
Porém, esses critérios aparentemente tão claros, são falhos, porque não resistem a uma crítica mais acurada.
A psicose não tem cura definitiva, a ingestão de remédios provocam a estabilização da doença que, entretanto, pode voltar a se manifestar, em surtos de cada vez maior intensidade, é marcada por fases de delírios e alucinações,(estágios lúcidos/críticos) durante os quais a pessoa pode desenvolver estados de dupla personalidade inconscientemente, ou seja, a própria pessoa não sabe que tem esta dupla personalidade.
Na neurose o indivíduo sabe que é neurótico e consegue distinguir seus desvios, ou seja, tem consciência deles, mas não consegue evitá-los.
Já o psicótico não é capaz de tal discernimento, confundindo-se quanto à ele mesmo.
Um caso típico de neurose é o cleptomaníaco, ou seja, a pessoa que não consegue controlar sua compulsão por realizar furtos.
Considera-se uma pessoa psicótica quando seu funcionamento mental interfere consideravelmente em sua maneira de enfrentar a vida.
Os problemas manifestam-se na forma de incapacidade de reconhecer a realidade, nas alterações de humor e ou déficit intelectual.
Os neuróticos podem agir de modo "normal", os psicóticos são incapazes de cuidar de si.
As neuroses também são classificadas da seguinte forma:
1) Distúrbios de ansiedade (fobia, pânico e distúrbios obsessivos compulsivos) :
- Fobia : medo excessivo ou absurdo. O fóbico se sente impotente para controlar seus sentimentos.
- Pânico : surgem de repente sem prévio aviso, sendo comum se manifestar com um terror incontrolável. Durante o ataque a respiração fica difícil, surgem tremores e tensão muscular. A ansiedade e irritabilidade podem levar a uma depressão.
- Distúrbios Obsessivos Compulsivos : São considerados como neurose quando não servem a nenhum propósito construtivo, são desgastantes e atrapalham a vida(relacionamentos).
2) Distúrbios Psicossomáticos:
Essa desordem caracteriza-se por problema físico, mas seus sintomas não apresentam bases orgânicas. No entanto como o conhecimento médico está longe de ser completo os sintomas de uma verdadeira doença podem ser erroneamente diagnosticados como conversão somática.
3) Distúrbios Dissociativo:
São caracterizados por alterações de consciência. Amnésia, fuga e personalidade múltipla.
Esses distúrbios são raros.
4) Distúrbios Afetivos:
-Depressão: Estado mais intenso e prolongado que a tristeza. É típico sentir-se sem remédio e rejeitado, ocorre em alguns o sentimento de morte e pensamentos de suicídio.
-Distúrbio Bipolar: Crises decorrentes de profunda depressão e mania ( euforia e excitação), neste aspecto os indivíduos ficam em êxtase e com incrível autoconfiança, ao mesmo tempo podem se irritar facilmente. O falar é rápido, manifestam idéias de grandeza,ao serem irritados ou zangados podem ficar extremamente violentos.
Os que tem o distúrbio afetivo quase sempre pensam ilogicamente, transformam problemas sem importância em verdadeiras catástrofes.
Psicoses (Esquizofrenias) :
São estados que ocorrem no mundo todo. Não se tem um consenso sobre o que seja essa doença. Define pela perturbação do pensamento.
Alguns sintomas dos distúrbios esquizofrênicos :
* Alteração na percepção
* Desordem do pensamento
* Desordem emocional
* Delírios e alucinações
* Afastamento da realidade
* Comportamento estranha e distúrbios da fala
- Esquizofrenia Paranóide:
Apresenta um certo grau de visão da realidade. A principal característica e a mania de perseguição.
- Distúrbios de Personalidade:
Demonstração de ser anti-social ou psicopatia: os psicopatas não manifestam a noção do que é certo ou errado. Não tem medo e podem cometer o mesmo erro muitas vezes, mesmo sofrendo severas punições.
42 comentários:
Parabéns, mto esclarecedor sue artigo... me ajudou mto a compreender a diferença entre neurose e psicose.
Parabéns!Me foii mto útil..
amo estudar psicologia e me ajudou no meu trabalho...
Atenção:
Maior distinção entre "esquizofrenia" e "psicose",
por favor...
Se alguns psiquiatras, infelizmente, ainda não estão aptos a diferenciar, que esperar de alguns pacientes?...
Confundi-los mais?...
Bom empenho. Estudemos diariamente.
Mtoo bom! Otimo
me exclareceu bastante
Foi maravilhoso seu artigo,me serviu muito com relação a diferença entre neurose e psicose.Ajudou muito meu trabalho,estou muito grata.
Adoreeeei adoreei.
Minha duvida foi esclarecidaa ..
Parabéns!
A explicação está boa... mas podia ser mais clara..está tudo baralhado ao longo da explicação e por vezes é dificil perceber do que está a falar.(crítica construtiva)
obrigada na mesma =)
gostei muito ...... muito bom me ajudou mto notrabalho q eu tinha q fazer
Gostei.. deu para entender claramente a diferença entre Neurose x Psicose.
Com as sitações dos sintomas e caracteristicas dos dois já da para para diferenciar e entender melhor.
estudo pscicologia, e sempre entro nesse mosaico da psicologia para ler um pouco. "é bom para ampliar o conhecimento"
abraços
Mto bom!
tenho prova hj
duvidas tiradas
gostei do artigo e outros do blog vou seguir.
muito esclarecedor, bem elaborado e facil de enteder.
parabens!
eu gostei muito pois me ajudou na minha pesquisa parabens e obrigado
antonio carlos de são paulo
Obrigado , descobri que sou um neurótico.
Parabéns, me ajudou bastante. FAço doutorado em Psicologia mas não sou psicólogo e estou tendo que correr atrás. Abraços e muito obrigado.
Nossa muito Otimo, Obrigado tirei 10 na Prova vc é 10....Bjussss
Adorei vc me ajudo super,uper,hiper,mega,na Prova te adoroooooooooooooooooo,RSRSRRSR beijusss
Gostei muitíssimo, só que gostaria de um esclarecimento: será que síndrome do pânico e depressão podem levar o indivíduo à esquizofrenia por ex. ou o estado neurótico pode oscilar com alguns sintomas da psicose? Pergunto isso porque há muita dificuldade em fazer o diaguinóstico; o paciente com sindrome do pânico tem na prática tanta dificuldade de lidar com tudo, parece ser mesmo um estado psicótico (desrealização) que confunde muito o profissional de saúde. Por favor me esclareça. Grata, espero resposta! Fanny Ribeiro.
Entrei no Site para tirar dúvidas e não restir voltei a acessar. Adorei a explicação com palavras claras e muito bem esclarecido. Parabéns pelo trabalho!
Sou psicóloga e gostei muito da clareza do texto escrito, tirando qualquer dúvida frente as diferenças existentes entre neurose e psicose.Parabéns pelo belo trabalho
Sou psicóloga e gostei muito da clareza do texto escrito, tirando qualquer dúvida frente as diferenças existentes entre neurose e psicose.Parabéns pelo belo trabalho
Sou psicóloga e gostei muito do trabalho escrito sobre a diferença entre neurose e psicose. Extremamente claro e elucidativo. Parabéns!!!
Sou advogada criminalista e estou defendendo um cliente cuja mente oscila entre a neurose e a psicose, seu artigo foi muito esclarecedor.
Faço Fisioterapia e tenho um disciplina Psicologia aplicada na fisioterapia e precisava entender essa diferença da psicose e da neurose...e foi otimo ...agora esta bem claro. tirei todas as duvidas.obrigada!
Todas as doenças do foro mental têm cura!! A psicanálise CURA!!
o Freud era um génio e a psicanálise é uma bomba atómica.Eu sei do que falo pois sofri 11 anos com uma neurose obssessiva-compulsiva e curei-me.Já há mais de 8 anos que levo uma vida perfeitamente normal sem sofrimento de qualquer espécie.Tou a reconstruir a minha vida desde que RENASCI!!!
É ACREDITAR pessoal...é ACREDITAR!!
Faustino
Todas as doenças do foro mental têm cura!! A psicanálise CURA!!
o Freud era um génio e a psicanálise é uma bomba atómica.Eu sei do que falo pois sofri 11 anos com uma neurose obssessiva-compulsiva e curei-me.Já há mais de 8 anos que levo uma vida perfeitamente normal sem sofrimento de qualquer espécie.Tou a reconstruir a minha vida desde que RENASCI!!!
É ACREDITAR pessoal...é ACREDITAR!!
Faustino
obrigada,gostei muito desse artigo faço curso tecnico e tirei bastantes duvidas sobre neurose.bjinhos xau
Muito bom o artigo, porém li um comentário que diz que todas as desordens mentais tem cura...não é bem assim.
Até onde sei, transtornos da personalidade não tem cura. Tem controle, alguns com medicação e psicoterapia e outros só a psicoterapia já é suficiente.
esclereceu alguns pontos, tenho um amigo que sofre de esquizofrenia paranoide, e tb é usuario de drogas, e o blog esta me ajudando a entende-lo e ajuda-lo. parabens!
caramba, quero ver agora se não vou tirar nota boa na prova kkkkkkkk obrigada, ótimo texto!
HILDENICE disse;Agora sei a diferença.Já não tenho mais dúvidas fico muito grata por estas informações.
05 de Dezembro de e 2012 20:22
GOstei da forma esclarecedora com as comparações e informações. Muito boa.
VERIFIQUE POR GENTILEZA SE TRANSTORNO BIPOLAR NAO SE ENCAIXA EM PSICOSES
PERFEITA EXPLICAÇÃO!!!!!!!!!!!!!
PERFEITA EXPLICAÇÃO!!!!!!!!
Obrigada seu artigo ajudou-me a compreender as distinções entre neuroses e psicoses valeu e continue a ajudar pessoas com as suas contribuições.
ótimo conteudo!!!
Muito obrigada, foi de grande ajuda e esclarecedor! ;)
Realmente muito bom!
Forma simples de explicar. Ideal para quem inicia :)
Obrigado
Muito bom! me ajudou a entender o que está acontecendo com uma pessoa amiga.
Adorei! Muito esclarecedor, parabéns e obrigada por me ajudar a esclarecer essa dúvida. Meu trabalho vai ser um sucesso!
Parabéns! Muito didático, e de fácil compreensão, adorei muito a forma na qual vc contextualizou conteúdos tão rebuscado e complexo.
Postar um comentário