Transtornos mentais são
frequentes na infância e adolescência,cerca de 12,7% entre indivíduos de 7 a 14
anos. Vários fatores estão envolvidos no surgimento como, genéticos, ambientais
e sociais.
Podem contribuir para o surgimento de diversos problemas como:
Mau rendimento escolar
Problemas de comportamento
Problemas de relacionamento com
pais, professores e colegas
Envolvimento em atitudes
delinquentes
Uso de drogas Abandono escolar
Suicídio
Entre os principais transtornos
podemos citar:
- Ansiedade patológica:
desproporcional ao estímulo Ansiedade de separação Relacionada com a separação
da casa ou da figura de apego principal Recusa em ir à escola, dormir ou ficar
só Reações físicas (dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia)
- Transtorno de Ansiedade
Generalizada : Mais frequente na adolescência caracteriza-se por:
Preocupações excessivas
Reações físicas
Dificuldade para dormir
Fobias
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Pensamentos intrusivos e repetitivos
Comportamentos repetitivos (“manias”)
- Transtorno de Déficit de
Atenção e Hiperatividade :
Atividade motora excessiva (inquietação; está
sempre correndo)
Fala excessivamente
Levanta-se do lugar várias vezes
Impaciente, não consegue esperar
a sua vez.
Responde com precipitação
Interrompe os outros
Mesmo sentado, fica se mexendo.
Não termina as tarefas,
dificuldade para manter a atenção
por tempo prolongado
Desorganização Perde material escolar com
frequência
Esquecimentos Distração,
Distrai-se facilmente com estímulos do
ambiente
- Transtornos Alimentares
Anorexia Nervosa:
Recusa em manter o peso em um nível igual ou
acima do mínimo esperado para a idade
Medo intenso de ganhar peso ou de
se tornar gordo
Autoavaliação indevidamente
influenciada pela forma e peso corporais
Parada da menstruação
Podem ocorrer episódios de comer
compulsivo
Pode levar à morte
- Transtornos Alimentares Bulimia
Nervosa:
Episódios recorrentes de comer compulsivo
Sensação de perda de controle sobre o ato
alimentar durante os episódios Comportamentos inapropriados de compensação para
prevenir o ganho de peso Preocupação excessiva com o peso e a forma corporal
Baixo rendimento escolar
Tristeza,
Desesperança,
Irritação
Diminuição de interesse ou prazer
nas atividades diárias
Diminuição da capacidade de concentração
Fadiga ou perda de energia
Insônia ou aumento do sono
Baixa autoestima
Ideias de culpa
Queixas físicas (dor abdominal,
cefaleia)
Ideias de morte e suicídio
- Transtornos de Conduta:
Agressividade contra colegas,
ameaças, provocações ou intimidações
Brigas uso de armas
Crueldade com pessoas ou animais
Roubos, furtos Mentiras,
Rompimento de promessas
Destruição de propriedade,
provocação de incêndios
Violação de regras em vários
contextos (em casa, na escola)
Fuga de casa Permanecer fora de
casa até tarde da noite
Falta às aulas sem justificativas
- Transtorno Opositivo-Desafiador:
Frequentemente perde a calma, discute com
adultos
Desacata ou recusa-se a obedecer
a solicitações ou regras
Adota comportamentos
incomodativos
Responsabiliza os outros por seus
erros ou mau comportamento
Irrita-se com facilidade
Rancoroso ou vingativo
Ø Sinais de alerta;
Mudança da forma de se relacionar com os
colegas e com os professores
Queda do rendimento escolar
Excesso de faltas
Atitudes autodestrutivas
Comportamento delinquente
Ø Sugestões aos professores:
Não é papel do professor realizar diagnósticos
de Transtornos Mentais mas ao identificar um aluno possivelmente portador de um
Transtorno Mental, conversar em particular com o aluno e com os familiares.orientar
o encaminhamento para avaliação psiquiátrica ou psicológica ,manter comunicação
com os profissionais de saúde durante o tratamento .
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