Quem vai
comemorar todo o carnaval deve estar ciente que isso é uma maratona. O que
acontece, na maioria das vezes, são pessoas que não possuem nenhum tipo de
prática física, sedentárias, que vão comemorar quatro dias de folia. Nestes
casos, o organismo não está preparado para esse ritmo, sendo necessários
maiores cuidados, uma vez que o exagero na hora da folia pode causar problemas.
O ideal é que os foliões se preparem uma semana antes do carnaval, fazendo uma dieta mais leve: legumes, verduras e frutas. Esses alimentos são recomendados pelo fato de serem de fácil digestão, já que uma digestão mais lenta provoca um maior cansaço e dessa forma, um maior tempo de recuperação será necessário. Tempo este que pode ser bem nos dias da folia, portanto, feijoada e carnaval não combinam.
Outro elemento essencial que quem vai festejar o carnaval deve lembrar é a hidratação. As pessoas se agitam, pulam e dançam bastante, acima do normal. Além disso, vale lembrar que o carnaval é realizado durante a estação mais quente do ano, verão. Por esses fatores, pode ocorrer a desidratação do organismo. Assim, é recomendável beber bastante água, sucos naturais e água de coco. Vale ressaltar que bebidas como cerveja e refrigerante, embora sejam refrescantes, não hidratam o organismo.
O ideal é que os foliões se preparem uma semana antes do carnaval, fazendo uma dieta mais leve: legumes, verduras e frutas. Esses alimentos são recomendados pelo fato de serem de fácil digestão, já que uma digestão mais lenta provoca um maior cansaço e dessa forma, um maior tempo de recuperação será necessário. Tempo este que pode ser bem nos dias da folia, portanto, feijoada e carnaval não combinam.
Outro elemento essencial que quem vai festejar o carnaval deve lembrar é a hidratação. As pessoas se agitam, pulam e dançam bastante, acima do normal. Além disso, vale lembrar que o carnaval é realizado durante a estação mais quente do ano, verão. Por esses fatores, pode ocorrer a desidratação do organismo. Assim, é recomendável beber bastante água, sucos naturais e água de coco. Vale ressaltar que bebidas como cerveja e refrigerante, embora sejam refrescantes, não hidratam o organismo.
EM
SITUAÇÕES DE RISCO
|
||
Se for abordado por criminoso
|
Não reaja. Mantenha a calma.
|
|
Deixe as mãos em local visível
e não faça movimentos bruscos. Cuide para que seus gestos sejam lentos e
previsíveis.
|
||
Pedido de socorro
|
A Polícia Militar de São Paulo
atende chamadas de emergências feitas via número 911. Além disso, a
corporação tem atendentes que falam espanho e inglês.
A ligação deve ser feita em
momento que não coloque a vítima em risco.
|
|
Idioma
|
Especialitas indicam que, após
deixar claro que não vai reagir, o estrangeiro pode avisar que "não fala
português".
|
|
NOS
AEROPORTOS
|
||
Embarque e desembarque
|
São considerados críticos
porque o cansaço e excesso de pessoas nos aeroportos provocam desatenção do
viajante e vulnerabilidade.
|
|
Ao pedir informações ou
auxílio, procure um policial identificado ou funcionário da empresa pela qual
viajou. Não fale com estranhos.
|
||
Não abra a bagagem em público,
principalmente se tiver quipamentos eletrônicos e dinheiro dentro dela.
|
||
Manuseio de bens e dinheiro
|
Nos caixas eletrônico,
certifique-se de que sua senha não seja vista por outras pessoas. Se o
equipamento falhar, solicite o auxílio de funcionário identificado.
|
|
Não manuseie grandes quantias
de dinheiro em público
|
||
Ao deixar o aeroporto, guarde
sua bagagem no porta-malas, principalmente seu laptop.
|
||
NO
HOTEL
|
||
Bagagem e pertences
|
No check-in e check-out deixe
sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da
recepção.
|
|
Nas refeições, prefira deixar
seus pertences no apartamento ou peça que sejam guardados no bagageiro do
hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta.
|
||
Não deixe carteira, celular e
outros pertences sobre a mesa.
|
||
Use o cofre à disposição em seu
quarto
|
||
Visitas e pedidos
|
Evite falar sobre assuntos
pessoais perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores.
|
|
Não aceite ajuda de estranhos.
Funcionários dos hotéis costumam trabalhar identificados e uniformizados.
|
||
Se participar de evento no
hotel, os participantes deverão usar crachás. Ao sair da sala, certifique-se
de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o
quadro de seguranças do hotel.
|
||
Não leve pessoas estranhas ao
hotel.
|
||
EM BARES E RESTAURANTES |
||
Escolha do local
|
Opte por lugares indicados por
conhecidos ou pelos profissionais do hotel onde estiver hospedado. Peça
informações sobre percurso, horários para alimentação e serviços oferecido.
|
|
No restaurante, peça que para
guardar a mala ou bagagem. Use cadeado ou lacre para proteger objetos de
valor ou dinheiro. Ao recebê-la, confira se não houve violação.
|
||
ÁREAS PÚBLICAS |
||
Cuidados gerais
|
Evite falar com estranhos.
|
|
Carregue filmadoras ou máquinas
fotográficas discretamente.
|
||
Não forneça informações
pessoais a estranhos.
|
||
Use transporte cadastrado.
|
||
Bolsas e sacolas chamam a
atenção dos ladrões.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário