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sábado, 11 de maio de 2013

Transtornos Mentais em Crianças e Adolescentes



 Transtornos mentais são frequentes na infância e adolescência,cerca de 12,7% entre indivíduos de 7 a 14 anos. Vários fatores estão envolvidos no surgimento como, genéticos, ambientais e sociais.


Podem contribuir para o surgimento de diversos problemas como:

Mau rendimento escolar

Problemas de comportamento

Problemas de relacionamento com pais, professores e colegas

Envolvimento em atitudes delinquentes

Uso de drogas Abandono escolar

Suicídio

Entre os principais transtornos podemos citar:

- Ansiedade patológica: desproporcional ao estímulo Ansiedade de separação Relacionada com a separação da casa ou da figura de apego principal Recusa em ir à escola, dormir ou ficar só Reações físicas (dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia)

- Transtorno de Ansiedade Generalizada : Mais frequente na adolescência caracteriza-se por:

Preocupações excessivas

 Reações físicas

 Dificuldade para dormir

Fobias

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

 Pensamentos intrusivos e repetitivos

 Comportamentos repetitivos (“manias”) 

- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade :

 Atividade motora excessiva (inquietação; está sempre correndo)

 Fala excessivamente

Levanta-se do lugar várias vezes

Impaciente, não consegue esperar a sua vez.

Responde com precipitação

Interrompe os outros

Mesmo sentado, fica se mexendo.

Não termina as tarefas,

dificuldade para manter a atenção por tempo prolongado

 Desorganização Perde material escolar com frequência

 Esquecimentos Distração,

 Distrai-se facilmente com estímulos do ambiente 

- Transtornos Alimentares Anorexia Nervosa:

 Recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo esperado para a idade

Medo intenso de ganhar peso ou de se tornar gordo

Autoavaliação indevidamente influenciada pela forma e peso corporais

Parada da menstruação

Podem ocorrer episódios de comer compulsivo

 Pode levar à morte 

- Transtornos Alimentares Bulimia Nervosa:

 Episódios recorrentes de comer compulsivo

 Sensação de perda de controle sobre o ato alimentar durante os episódios Comportamentos inapropriados de compensação para prevenir o ganho de peso Preocupação excessiva com o peso e a forma corporal

Baixo rendimento escolar

Tristeza,

Desesperança,

Irritação

Diminuição de interesse ou prazer nas atividades diárias

 Diminuição da capacidade de concentração

Fadiga ou perda de energia

Insônia ou aumento do sono

Baixa autoestima

Ideias de culpa

Queixas físicas (dor abdominal, cefaleia)

Ideias de morte e suicídio 

- Transtornos de Conduta:

Agressividade contra colegas, ameaças, provocações ou intimidações

Brigas  uso de armas

Crueldade com pessoas ou animais

Roubos, furtos Mentiras,

Rompimento de promessas

Destruição de propriedade, provocação de incêndios

Violação de regras em vários contextos (em casa, na escola)

Fuga de casa Permanecer fora de casa até tarde da noite

Falta às aulas sem justificativas 

- Transtorno Opositivo-Desafiador:

 Frequentemente perde a calma, discute com adultos

Desacata ou recusa-se a obedecer a solicitações ou regras

Adota comportamentos incomodativos

Responsabiliza os outros por seus erros ou mau comportamento

Irrita-se com facilidade

Rancoroso ou vingativo 

Ø  Sinais de alerta;

 Mudança da forma de se relacionar com os colegas e com os professores

Queda do rendimento escolar

Excesso de faltas

 Atitudes autodestrutivas

 Comportamento delinquente 

Ø  Sugestões aos professores:

 Não é papel do professor realizar diagnósticos de Transtornos Mentais mas ao identificar um aluno possivelmente portador de um Transtorno Mental, conversar em particular com o aluno e com os familiares.orientar o encaminhamento para avaliação psiquiátrica ou psicológica ,manter comunicação com os profissionais de saúde durante o tratamento .

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