Estou no facebook

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Síndrome de Peter Pam

Adultos que tem Síndrome de Peter Pan são pessoas que continuam a se comportar como crianças mesmo depois de adultas.
São pessoas que se recusam a crescer, demonstram uma forte imaturidade emocional e tem um grande medo de não serem amadas e acabarem sendo rejeitadas.
Essa Síndrome está relacionada com certos traços de personalidade que se caracterizam pela imaturidade psicológica e pelo narcisismo.
São pessoas que se negam a envelhecer e que necessitam e acreditam que devem continuar sendo dependentes de certa forma de outras pessoas.
Ao invés de viverem as mudanças psicológicas naturais da adolescência, os indivíduos com essa Síndrome passam diretamente da infância para a fase adulta, ou tentam permanecer na fase de adolescência o máximo que podem.
Apresentando comportamentos infantilizados, tentando viver uma fase já ultrapassada para sua idade cronológica.
Entre os principais sintomas destaca-se a  irresponsabilidade, a ansiedade, baixa tolerância à pressão e o conflito relativo ao papel sexual.
A irresponsabilidade resulta da falta de limites ou punições no processo de criação e educação dos filhos, a educação é a base para a prevenção a complicações como a Síndrome de Peter Pan.
Já a ansiedade se apresenta como uma profunda insatisfação consigo mesmo, embora muitas vezes não demonstre diretamente e pode estar, ligada à forma que a pessoa é criada e educada, podem surgir conflitos, possíveis traumas vividos devido a educação recebida pelos pais ou figuras parentais próximas.
O conflito sexual se instala quando surge a necessidade de se estabelecer a divisão clara entre os papéis de homens e mulheres ( não estamos aqui referindo a opções sexuais ).
Existem pacientes que não conseguem por exemplo, concluir um curso, se entediam com facilidade, é como não encontrassem seu papel no mundo, seu lugar ao sol.
Não conseguem vestir-se como adultos, sempre haverá algo de infantil em algum detalhe de sua roupa ( por exemplo o uso de bonés infantilizados, o excesso de selfies fazendo poses infantis "caretinhas"etc)
A depressão se instala quando a pessoa portadora dessa síndrome, percebe seu circulo familiar e de amigos, crescendo ou seja, deixando a fase da adolescência, formando famílias, trabalhando, enfim...
Isso levado ao extremo pode trazer consequências fatais, como  idéias e tentativa de suicídio, pois o paciente percebe que não se adequa ao mundo, na verdade, ao mundo fantasioso criado por ele mesmo.
O caminho mais eficaz para o tratamento é a psicoterapia, onde o trabalho seria direcionado ao autoconhecimento, as limitações criadas pelo inconsciente do individuo que insiste em permanecer na infância e/ou adolescência.
O tempo de tratamento é relativo, depende do comportamento e das respostas de cada paciente, pois muitos procuram a terapia e criam "histórias fantasiosas sobre si mesmos", ou seja,  criam personagens,  não sendo sinceros, boicotam-se pois não aceitam inconscientemente, serem portadoras dessa síndrome, mascarando o que realmente se passa com eles.O que chamamos de inconsciente sabotador.
A terapia tentará conscientizar esse paciente, primeiro a aceitar o que tem. E depois, no processo terapêutico facilitar seu caminhar ao encontro com a verdadeira realidade apresentada pela vida real.

Nenhum comentário: