Estou no facebook

segunda-feira, 18 de março de 2019

A folia mórbida da Momo - Como proteger nossas crianças dos perigos da internet

A imagem de uma boneca baseada na escultura de uma ‘mulher pássaro’, que foi exibida 
no Japão em 2016 durante uma exposição, foi chamada de ‘Guai Bird’ e queria mostrar o fantasma de uma mãe que morreu durante a gestação.
A personagem burla algaritmos do You Tube, ensina passo a passo como crianças devem se automutilar, e também ameaça as crianças caso contem aos pais.

Em inglês, ela dá instruções de como cometer suicídio . Mas é preciso tomar cuidado: não apenas as crianças que entendem a língua estão sujeitas ao perigo. Além do áudio ensinando como cortar os pulsos com diversos objetos que podem estar presentes em casa, também há imagens demonstrando o ato, fazendo com que se torne facilmente imitável pelas crianças. Há também relatos de que, além de cometer suicídio, a personagem estimula as crianças a fazerem outros desafios, como esfaquear outras pessoas da casa. Para influenciar os pequenos a realmente fazerem o ato, a boneca retorna no fim do vídeo com ameaças e diz que, caso a criança não cumpra a ordem, ela vai voltar para pegá-la durante a noite ou matar seus pais. Assim, causando medo, é mais provável que a criança realmente o faça.
Lançado em 2016, o YouTube Kids tem o objetivo de tornar a plataforma mais segura para o acesso de conteúdos destinados a crianças. Procurado pelas mídias, o YouTube Kids informou que, após análise, não viu nenhuma evidência recente promovendo o desafio Momo nos vídeos da plataforma de streaming, e que oferece estrutura para que tais casos sejam denunciados. Ainda segundo o YouTube Kids, este tipo de conteúdo violaria políticas e seria removido imediatamente.
Infelizmente muitos pais largam seus filhos com celulares e tablets e não se preocupam com o que os mesmos estão acessando. Crianças precisam de supervisão sempre, a internet não é babá.
Por sua vez, adolescentes gostam de serem desafiados e quase sempre estão predispostos a participarem de jogos desse tipo, para se autoafirmarem ou para dar vazão a sentimentos de menos valia que neles habitam, como a depressão por exemplo.
O que digo aos pais é simples: A internet é um mundo, no mundo real não se sai por aí convidando estranhos para dentro de casa, no mundo virtual também não se deve permitir que qualquer estranho compartilhe de sua intimidade através do computador, e para isso deve-se conversar com os filhos sobre os reais perigos, assim como fazemos quando eles vão passear na rua, ir à escola etc.
E quando as crianças são muito pequenas para entenderem? Eu pergunto, vocês papais e mamães, deixam seus pequenos no meio da rua sozinhos? Claro que não.
Então não permitam que usem a internet sem vigilância de um adulto responsável, como referi antes, internet não é babá.
A única coisa que se pode fazer é estar perto, conversar, orientar.

Nenhum comentário: