Estou no facebook

terça-feira, 3 de junho de 2008

Plágio, aconteceu também comigo


Meu blog começou por curiosidade, tanto é que o nome não condiz com o assunto proposto nele.
Mas a medida que pesquisava em outros blogs, recebendo orientações de amigos virtuais blogueiros, fui mudando seu visual e objetividade.
Ao invés de assuntos outros, passei a falar do que realmente tinha conhecimento, que é psicologia, para isso, ainda seguindo os conselhos dos amigos blogueiros, pesquiso e leio muito, para dar o melhor do meu trabalho para que todos possam usufruir.
Tanto que meu trabalho já está sendo reconhecido, respondo e-mails de pessoas que solicitam orientação e ajuda, da melhor forma possível.
Já me escreveram pedindo para citar meus artigos em trabalhos acadêmicos, dos quais concordei e ainda ensinei a forma correta de citá-los de acordo com o Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos.
Mas nem sempre é assim, ao escrever o artigo anterior, sobre Bullying, como sempre faço divulgo nas comunidades e grupos que participo.
Pois bem, recebi nos e-mails de um dos grupos o mesmo texto copiado( mesma fonte, cor, letra e pasmem , figura) ,tudo igual, escrevi para o grupo e pedi que da próxima vez citassem a fonte e forneci os dados do meu blog.Para minha surpresa, a pessoa disse que esse texto estava nos materiais dela, claro que não polemizei,mas aí vai o desabafo, pois quando lia em outros blogs postagens desse mesmo tipo de pessoas indignadas por terem sido plagiadas, não imaginava que seria vítima tão logo.
Bem fica o alerta, leiam, me escrevam se precisarem de material, citem a fonte, não furtem, embora o termo seria roubo pois me senti violentada, terei o maior prazer em ajudar, pois modifiquei esse blog para isso.
Ah... como não sou webdesigner, ainda , peço a quem souber como bloqueia as teclas copie e cole, que me mande um e- mail me explicando bem direitinho.

Desde já agradeço.

9 comentários:

Anônimo disse...

Silvia, isso realmente é uma pena. Já vi acontecer isso, inclusive com pessoas se passando por autores de textos amplamente conhecidos. A cara de pau é algo que já percebi não ter limites.

Abs

Anônimo disse...

ah, moça...essa é a vida da net...vc cria e logo copiam. isso é CREATIVE COMMONS. caiu na net é do povo. conforme-se ou guarde tudo na gavetinha. abraços...

Deeh disse...

Oi querida,
adorei o conteudo do seu blog,
Add vc aos meus links, um grande abraço

Anônimo disse...

Querida Silvinha, infelizmente as coisas são assim mesmo, mas nem por isso vamos desistir ou aceitar caladas, não é?
Está certa, tem que por a boca no trombone, mesmo!!
Bom, sou iniciante no assunto de blogs, mas tem vários blogs com conteúdos informativos e que ajudam a bloquear cópias, lá no cantinho, no final da página tem o caminho de alguns, espero que consiga.
É só pegar o código e por no html do seu blog. qualquer coisa que puder ajudar, é só perguntar, certo?

Bom, recebi de uma amiga querida um meme e tenho que repassar para 5 pessoas, bom.. vc é uma delas, é só copiar o selinho nas postagens do cantinho cigano...

Feliz quinta feira, querida!! E boa sorte!!

Anônimo disse...

seu blog é muito bom coloquei na minha lista

Saude pelas Plantas disse...

Relaxe, internet é assim mesmo. Copiaram o meu site inteiro e colocaram na internet com todas as fotos e ainda fizeram uma revistinha que estavam oferecendo nos semáforos. Concordo com vc que tem que haver citação da fonte. Mas internet é isso. Espero que vc não deixe de contribuir com suas valiosas informações por cauda do plágio. No mais, parabens.

Vitória disse...

Infelizmente ,mesmo com esse artefato de bloquear o copie e cole,tem sempre como colar toda a página com fotos e tudo...
Vc pode é fazeruma coisa...nas fotos ponha a sua assinatura em cima,ao longo de toda a foto..veja como faz a blogueira Grace Olsson:
http://eueorenascerdascinzas.blogspot.com
Quanto ao texto não conheço jeito...
Paciência...
abraço.

Natureza Poética disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natureza Poética disse...

Olá, Silvia.
Plágio é mesmo um problema que parece não ter solução.
Mas tem querida!
E é por ai mesmo que podemos mudar isso viu.
Reclamando, colocando a boca no mundo!
Gostei de passar aqui e conhecer um cadinho de seus pensamentos.:)

Quanto a sua dúvida em relação a impedir copia de textos, vou pegar o seu e-mail para te passar ok.
Um beijo.