Estou no facebook

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Higiene Pessoal:Medidas simples evitam problemas graves


Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, tinham o costume de tomar pouquíssimos banhos por ano, o que contrastava com o hábito dos povos indígenas de nosso país, que tinham hábito de vários banhos diários.


O Brasil começa a se higienizar depois da década de 1950,mas a idéia de sujeira não está ligada ao processo civilizatório, pois os egípcios,assírios e babilônios, eram limpíssimos, para eles a limpeza tinha uma conotação religiosa.


A palavra higiene é de origem grega (hygeinos) e significa ¨o que é saudável¨, derivando da deusa grega da saúde, Hígia.


Para mantê-lo sempre higienizado e longe dessas bactérias segue as dicas;
  • Banho diário: De preferência usando sabonete neutro, após o banho enxugar bem entre os dedos, virilha e outras dobras do corpo, banhos mal tomados, ou a ausência deles, podem levar ao aparecimento de vermelhidão na pele, odor desagradável, piolhos, sarna, micoses, seborreia,infecções urinárias e corrimento vaginal.O banho de ducha é o mais higiênico.

  • Lavar as mãos:Depois de usar o vaso sanitário, tossir,espirrar ou assoar o nariz; de usar panos ou materiais de limpeza; de recolher lixo ou resíduos;sempre que tocar em sacarias, caixas,garrafas,sapatos,etc;depois que manusear alimentos crus ou não higienizados;antes das refeições;depois de tocar em alimentos estragados;depois de manusear dinheiro;depois de fumar.

  • Cortar as unhas:Mantê-las sempre limpas.Evite roer as unhas, pois a sujeira que fica debaixo da unha pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais.

  • Lavar os cabelos:No mínimo duas vezes por semana para evitar o acumulo de poeira e gordura nos fios, além de cortá-los periodicamente.

  • Usar roupas e calçados limpos:Que sejam confortáveis e adequados à temperatura ambiente.

  • Vestir roupas íntimas de algodão:Para não reter o suor e evitar o mau cheiro além de trocá-las diariamente.Evite usar roupas justas e de fibras sintéticas.

  • Escovar bem o de dentes e usar fio dental:Uma escovação adequada deve durar , no mínimo, dois minutos, e ser feita com movimentos suaves e curtos, com atenção para a a margem gengival.Após a escovação para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova não alcança, use o fio dental.

  • Ingerir alimentos balanceados:Com pouco açúcar e amido, evite comer entre as refeições.

  • Faça avaliações regulares com o dentista:Para evitar que problemas menores se tornem sérios.

Nenhum comentário: