Estou no facebook

sábado, 11 de setembro de 2010

Drogas Psicotrópicas: uso e efeitos

O termo droog significa folha seca, são substâncias que produzem alterações nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional da pessoa que utiliza.
Os fatores que desencadeiam o uso podem ser biológicos, história de vida, grupo de amigos.
As drogas classificam-se em:
-Depressoras,
- Estimulantes
- Perturbadoras
Existem as que diminuem a atividade mental, fazendo o cérebro funcionar lentamente, são conhecidos como tranquilizantes. Ex: diazepan, álcool, cola, heroína.
As que estimulam atividade cerebral, como tabaco,anfetamina, cocaína e crack.
As que alteram a percepção, como maconha e ectasy.
Na adolescência, o uso é associado a curiosidade, transgressão, desinibição, identidade de grupo, diminuição da ansiedade, entre outros.
Seu uso pode ocorrer devido ao fato do adolescente buscar aproximação com o mundo adulto, sensações diferentes e prazerosas, busca de autonomia ligada a comportamentos de alto risco, e como já citado, influência de grupos.
No que se refere às causas do uso de drogas na adolescência, não se conhece um único determinante ou causador do uso, abuso ou dependência de drogas, mas é possível afirmar que existem situações de vida que favorecem o seu uso indevido.
Podemos falar de fatores de risco, que aumentam a possibilidade do uso de drogas, e fatores de proteção, que dificultam o uso, presentes no sujeito, na família, na escola, entre os pares e na comunidade.
Fatores que aumentam a vulnerabilidade:
-Estresse
- Ansiedade
- Pressão dos amigos
- Comportamentos de Risco
- Problemas Familiares/ Sociais
- Abandono escolar
- Falta de outros prazeres
- Transtorno Psiquiátrico

Fatores de Proteção:
-Diálogo Familiar / Escolar
- Ambiente social favorável
- Atividade Física
- Orientação sobre drogas
- Diversidade de prazeres

Segundo o Código Internacional de Doenças (CID - 10), dependência é definida como um conjunto de fenômenos fisiológicos ou comportamentais e cognitivos no qual o uso de uma substância ou de uma classe de substâncias, alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo que outros comportamentos que antes tinham maior valor.
Uma característica descritiva central da síndrome de dependência é o forte desejo de consumir drogas psicoativas. Pode haver evidência de que o retorno ao uso da substância após um período de abstinência leve a um reaparecimento mais rápido da síndrome do que o que ocorre com outros indivíduos não dependentes.
* Sete sinais da dependência:
- Forte desejo de usar a droga/dificuldade de controlar o uso
- Persistência no uso, apesar das consequências nocivas
- Prioridade ao uso de droga, abandono progressivo de outros prazeres e interesses
- Tolerância aumentada
- Síndrome de Abstinência
- Alívio dos sintomas após o uso da droga
- Retorno ao mesmo padrão de ingestão após período de abstinência.

Nenhum comentário: