Estou no facebook

sábado, 21 de julho de 2012

Redes Sociais


Antigamente para nos comunicarmos com uma pessoa que moravam longe o meio mais utilizado era a carta ou telefone, hoje com a internet ficou bem mais fácil, utilizando o e-mail enviamos, fotos, músicas e mensagens para nossos amigos que estavam distante de nós.
Mas com o crescimento e popularização das redes sociais, que são sites que permitem compartilhar informações com um grupo de amigos escolhidos pelo indivíduo, enviar mensagens sobre onde você está, ou o que está fazendo ficou bem mais rápido e todas as pessoas da sua lista de contatos saberão instantaneamente. Essas redes estão substituindo os e-mails, pois segundo uma pesquisa realizada nos EUA, poucas pessoas respondem a e-mails.
Quanto ao crescimento das redes sociais uma pesquisa realizada pela Revista Time aponta que, “Se o Facebook fosse um país, seria o terceiro maior do mundo, atrás apenas da China e da Índia”.
Mas há necessidade de tomar cuidado, pois no seu perfil você pode colocar fotos, vídeos, e atualizações que podem ser usadas contra você. O que se posta numa rede social cria uma reputação que pode ser difícil de apagar, para saber se o que você coloca condiz com a pessoa que você é, olhe em sua página do ponto de vista de outra pessoa e pergunte a si mesmo: É assim mesmo que eu quero ser visto pelos outros? Manchar a reputação numa rede social pode trazer consequências difíceis de remediar.
 Não esquecendo que alguns detalhes como revelar onde você mora, onde trabalha ou estuda, se vai viajar, favorece sequestros e roubos.
 Para se prevenir adicione apenas quem você conheça,algumas pessoas aceitam dezenas e até centenas de solicitações de amizade de indivíduos que mal conhecem ou simplesmente nem conhecem, crie regras para aceitar amigos. A melhor regra é fazer amizade apenas com pessoas que você conhece e com quem tem algum tipo de relação fora da internet.
Não que as conversas em redes sociais sejam todas frívolas,quando acontece um desastre, como, por exemplo, como o tsunami em 2011, muitos usaram as redes sociais para saber se seus parentes e amigos estavam bem.
Não esqueça de utilizar bem as configurações de privacidade da rede social.
A administração de seu tempo também é importante, pois se você usa demais  a rede social acaba por negligenciar amigos, família e afazeres, e viciando-se.
Se você tem filhos que utilizam a internet, tente descobrir qual a real motivação deles nas redes sociais e por onde navegam, pois é através delas que acontecem vários tipos de assédio desde bullying até pedofilia e sequestro.

Nenhum comentário: