Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é
preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O
profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e
negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a
desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos.
Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento
pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores,
até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de
inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com
a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um
conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa.
A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do
grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a
organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de
seus membros. Todos os sentimentos que alteram o comportamento emocional geram pequenos e grandes conflitos entre as pessoas. Os
coordenadores e líderes têm um papel fundamental para achar o
equilíbrio para que não haja competições mantendo a equipe focada na
busca dos melhores resultados para a empresa.
O melhor modo de resolver um conflito é ter conhecimento de sua causa e o
que ele envolve. Desta forma, é necessário estar preparado para
negociar com pessoas diversas, que possuem personalidades diferentes e,
consequentemente, atitudes distintas diante de uma situação. Ao longo de
uma negociação pode-se confrontar com pessoas assertivas (que mostram
suas habilidades para lidar com os confrontos), inassertivas (que
satisfaz as outras pessoas, violando seus próprios valores) e agressivas
(quer dominar e impor suas idéias). Além disso também é interessante
analisar a amplitude do conflito no qual se está envolvido. Tipos de
conflitos:
· Inter-organizacional: aquele que ocorre entre organizações diferentes ou concorrentes.
· Organizacional: aquele que ocorre dentro da organização.
· Intergrupal: aquele que ocorre entre dois ou mais grupos.
· Interpessoal: aquele que ocorre entre dois ou mais indivíduos.
· Intrapessoal: aquele que ocorre dentro do próprio indivíduo.
Negociar é buscar um acordo por meio do diálogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças. Pode ser interpessoal
que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra, ou pode envolver
mais pessoas. A negociação visa o entendimento entre as partes podendo
ser um processo simples ou complexo, rápido ou demorado, mas que sempre
foca uma resolução buscando o ganha-ganha.
Na resolução dos conflitos e nas tomadas de decisões é importante
utilizar a negociação como instrumento de conhecimento para auxiliar no
encaminhamento e na resolução de conflitos. Deve-se almejar a resolução
dos conflitos através do método ganha-ganha, ou seja, conhecendo os
clientes, fornecedores e a cultura organizacional das empresas
envolvidas, busca-se a resolução de modo que ambas as partes envolvidas
saiam ganhando. Neste caso, a liderança na negociação é democrática e há
um sentimento de cooperação, no qual os interesses de cada indivíduo
são rejeitados e a solução nas quais ambas as partes saiam ganhando
prevalece.
Fonte: (CASTANHO, 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário