Estou no facebook

sábado, 30 de abril de 2016

Estudando a psicologia 1 : O que é Escolha Profissional ?

A partir de hoje estarei colocando resumos de textos de psicologia para estudos, muitos deles já foram usados em concursos e aqui pretendo fazer um breve resumo do que se trata cada assunto, citando no final de cada texto a fonte.
Começaremos com escolha profissional.
O que é escolher? É decidir entre uma série de opções aquela que nos parece melhor, para isso é preciso avaliar os prós e os contras de cada possibilidade e saber que, fazendo uma opção, estamos deixando de lado todas as outras.
É deixar de lado aquilo que n~eo é escolhido e aceitar as consequencias da decisão.A escolha profissional constitui um processo contínuo que vai da infancia até a idade adulta.
O processo de escolha compreende três momentos:
1- Fantasia: Compreende várias situações na infância entre 4 À 12 anos.
2- Tentativa: Entre 12 a 17 anos, o adolescente  baseia as escolhas primeiro em suas capacidades e finalmente em seus valores.
3- Realista: Ocorre entre os 17 e 21 anos, implicando a escolha de uma profissão.É a fase da exploração de um curso superior ou técnico.O mesmo começa a tomar as primeiras iniciativas que o levarão a concretizar a escolha feita.
A informação profissional pode ser obtida através de catálogos fornecidos pelas universidades, que geralmente trazem informações referentes as atribuições do profissional, requisitos para administração e mercado de trabalho.
Orientação profissional é o trabalho que leva o indivíduo tomar contato com ele mesmo, conhecer-se melhor, descobrir quais valores, interesses, motivações e potencialidades podem ser desenvolvidas no trabalho escolhido.
A orientação profissional ocorre em: escolas e consultórios psicológicos, e geralmente é feita em grupo.
O orientador jamais será capaz de descobrir suas vocações escondidas ou decidir qual a melhor profissão para o individuo seguir.
Nos encontros em grupo, os participantes devem discutir o que mais gostam de fazer, quais são os interesses de cada um, que carcteristicas da profissão chama mais atenção, que são,oque esperam daprofissão escolhida.Algumas vezes visitam locais de trabalho onde é exercida cada profissão.
As influencias sociais e a expectativa da família colaboram para que esse indivíduo escolha, ou seja o que a família imaginou que ele(a) fosse, ou qual profissão é mais   popular e tem retorno financeiro mais rápido.
Vocação é a realização de um determinado interesse somado à sua potencialidade, está ligada a aspectos puramente pessoais e individuais.A vocação não é algo inato, mas sim algo que pode ser desenvolvido a partir da experiência de vida.
Existem testes elaborados por psicólogos que auxiliam a detectar esses interesses, objetivam sistematizar e organizar os interesses através de uma série de atividades nas quais se deve assinalar as que são de sua preferencia.
Existem também os testes de aptidão e inteligência.Onde se refere que aptidão são:
1- Fatores inatos presentes desde o nascimento que diferenciam as pessoas umas das outras.
2- Facilidade para aprendizagem de determinadas tarefas.
3- Tendencia natural para alguma coisa.
As aptidões podem desenvolver-se pela experiência prática, portanto o resultado de teste pode serr diferente conforme o momento da pessoa.
O teste não irá definir uma profissão nem resolver o problema de indecisão- apenas trará alguns dados objetivos que serão confirmados ou não, através de sua análise junto com a pessoa envolvida.
A profissão surge como complemento, e não como um fim objetivo, já que o ser humano é uma gama de possibilidades.

Fonte:  Soares, Helena- O que é escolha Profissional , Editora Brasiliense - 1988

Nenhum comentário: