Estou no facebook

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Colesterol: O vilão do coração.


Depois do que me aconteceu, resolvi pesquisar sobre colesterol, pois as minhas taxas estavam altas e as mesmas são responsáveis por doenças cardiovasculares. Já que o fiz, resolvi dividir com vocês.
O colesterol é importante para a produção de ácidos biliares - que ajudam na digestão de gorduras - e a síntese de vitaminas e de hormônios sexuais.
A maior parte do colesterol é produzida no próprio organismo pela síntese celular - colesterol exógeno. Importante para o metabolismo das vitaminas A,D,E e K, o colesterol também atua na síntese de hormônios esteróides e sexuais(progesterona,estrogeno e testosterona).
O excesso de colesterol no sangue - hipercolesterolemia - leva ao desenvolvimento da arterosclerose, que é o entupimento de artérias, com consequente diminuição do fluxo sanguíneo. A arterosclerose é causa de ataques cardíacos, intervenções cirúrgicas, como pontes de safena, além de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), os chamados derrames.
A arterosclerose pode ser resultado de uma alimentação rica em gorduras saturadas, geralmente de origem animal.
Mas há também casos de alterações genéticas que levam o colesterol a não ser metabolizado adequadamente pelo corpo.
Os homens têm maior risco de apresentar colesterol elevado que as mulheres, mas, após a menopausa, o colesterol LDL ( lipoproteina de baixa densidade, chamado de colesterol ruim) da mulher aumenta e o HDL (lipoproteina de baixa densidade, considerado o bom colesterol) diminui.
O colesterol LDL transporta o colesterol do fígado - local de sua síntese- até as células de outros tecidos.É responsável pelo depósito de gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total d colesterol em circulação no corpo.Esse tipo tem baixos níveis proteícos.
Já o HDL apresenta elevadas quantidades de proteínas e transporta o excesso de colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e pelas fezes.
Com exames de sangue para medir os níveis de colesterol, obtêm-se o valor total e as frações de LDL e HDL.Para cada um desses tipos, há um nível ideal em que o colesterol deve se manter para prevenir doenças cardiovasculares.
A Associação Médica Americana recomenda que o nível total seja mantido abaixo de 200mg/dl( miligramas por decilitro) e que o colesterol HDL esteja acima de 35mg/dl.
Os níveis aumentam com a idade. Nos homens, a parir dos 45 anos, e nas mulheres a partir dos 55.
O médico Dráuzio Varella, afirma que o crianças e adolescentes que pertencem a grupos de risco, com familiares que já apresentaram alguma doença cardíaca. Porém, se a pessoa não apresenta nenhum fator de risco, o recomendável é que a avaliação seja feita a partir dos 30 anos, pela menos a cada cinco anos.
E o mais alarmante, a alteração do colesterol não apresenta sintomas ou eles só aparecem quando já existe uma doença estabelecida. Nesse caso os sintomas vão depender do órgão que a artéria obstruída irrigava.
Além dos exames, a prevenção das doenças cardiovasculares pode ser feita, em conjunto e indicada por cardiologista, pelo controle da dieta, exercícios físicos e uso de medicamentos.
A dieta é feita evitando alimentação com excesso de gordura aturada, que reduz o nível de colesterol bom.Dê preferência a alimentos ricos em gordura insaturada, que ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo.

4 comentários:

Lukete disse...

Oi!
Estava atualizando meu blog sobre Psicologia e achei o seu, gostei muito dos textos!
E vou linkar! o meu esta em fase de construçao, mas tem o objetivo de esclarecer sobre psicologia, psicoterpaia, etc...
bjs
Luciana

Silvinha disse...

oi xará!
demorei mas reapareci por aqui, né?! desculpa o sumiço... :-)
tb fiz exames e deu tudo normal, mas meu colesterol tava tipo assim, dentro do normal, mas no máximo pra pular pra próxima fase. falei com minha irmã que é nutricionista e como estou fazendo reeducação alimentar, ela me deu umas dicas de como posso abaixar meus índices um pouco. acho que tá dand certo. tô evitando gordura trans e frituras principalmente.
bj e fica com Deus!
muito bom o post, elucidativo, como sempre. parabéns!

angela maria disse...

Muito bom este tópico sobre colesterol. só quem vive com este problema na familia, sabe o quanto ele é silencioso e o quanto maltrata o nosso coração.quando em idoso ainda é pior, pois eles são aversos a dieta.
gostei muito.
Parabéns

. disse...

O colesterol é um amigo do coração, principalmente para as mulheres - http://www.canibaisereis.com/2010/06/05/mulheres-e-colesterol-coisas-muito-complicadas/