Estou no facebook

sábado, 6 de junho de 2009

Hepatites Virais

As hepatites virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D que provocam inflamação no fígado.
Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.
O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.
São doenças silênciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser:

  • Cansaço
  • Tonturas
  • Enjoo e/ou vômitos
  • Febre
  • Dor Abdominal
  • Pele e olhos amarelados
  • Urina escura
  • Fezes Claras
A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou as relações sexuais sem camisinha ( o vírus é encontrado no esperma e na secreção vaginal).
Também é possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear ou de depilar, instrumentos para uso de drogas, materiais de manicure (alicate e pau de laranjeira principalmente), escovas de dentes( acreditem existe famílias que compartilham a mesma escova), ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.
A mãe infectada pelo vírus da hepatite B pode transmitir a doença para o bebê no momento do parto. Por isso todo recém-nascido deve tomar a vacina contra hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida.
A Hepatite C é transmitida principalmente pelo sangue.Quem recebeu transfusão de sangue e/ou derivados antes de 1993 pode ter a doença, é importante procurar um CTA mais próximo para se informar e fazer os exames.As outras foras de transmissão são semelhantes às da Hapatite B, porém, a sexual é menos frequente.
Só terão Hepatite D (ou Delta), aquelas pessoas que já estão infectadas pelo vírus da Hapatite B. Sua transmissão é igual a das Hapatites B e C.
Não compartilhe objetos como:
  • Escovas de dentes, lâminas de barbear ou depilar;
  • Seringas e agulhas;
  • Cachimbos e canudos, caso use drogas;
  • Materiais para fazer piecings e tatuagens;
  • Use camisinha em todas as práticas sexuais.
A vacina contra a hepatite B está disponível nas unidades de saúde,crianças e adolescentes menores de 20 anos devem tomar as três doses da vacina. Essa vacina também é indicada para profissionais de saúde,manicures,usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens (HSH), pacientes que fazem hemodiálise, portadores de vírus da hepatite C, portadores do HIV, bombeiros, policiais, etc. Contra Hapatites C e D não existem vacinas.
A Hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas contaminadas pelos vírus, lembrando que se a pessoa já teve hepatite A, não está livre de pegar as outras hepatites. Para se prevenir lave as mãos após usar o banheiro, quando for prepara alimentos e antes de se alimentar, lave bem os alimentos crus (frutas, verduras e legumes) e os deixe mergulhados por 30 minutos em uma solução preparada com uma colher de sopa de água sanitária a 2,5%, diluída em um litro de água tratada. Cozinhe bem mariscos e frutos do mar( se possível evite ostras, elas filtram as impurezas do mar).
Somente com exames de sangue é possível saber se estamos contaminados com alguma das hepatites virais B,C ou D. Caso afirmativo , procure o Centro de Testagem e Aconcelhamento mais próximo, ou um posto de saúde.

Um comentário:

Ana disse...

Olá!

É importante que as mulheres se libertem do desejo do outro e passem a dizer não à prática do sexo sem proteção.

Ou que façam, mas saibam das conseqüências.

Abraços