Estou no facebook

sábado, 2 de janeiro de 2010

Crianças e adolescentes e o uso da internet

Andei um pouco afastada dos blogs, agora nesta única semana de férias que estou tendo pude voltar, aprendi com meu enteado a usar os joguinhos do ORKUT(estou fascinada(risos)), fui ao DIHITT e aproveito para parabenizar meus amigos Catarino e Piva que estão entre os primeiros colocados no ranking, li meus 1.500 e-mails, mudei fotos de meu perfil em algumas redes, enfim estou tentando me atualizar lendo algumas notícias.
O tema hoje é o acesso fácil de crianças e adolescentes à rede mundial de computadores que é motivo de muita preocupação, principalmente para os pais, é um assunto batido na net, mas não custa nada falar mais um pouco, analisando do meu ponto de vista.
Recebo no posto de saúde mães e pais que se queixam de seus filhos que não saem das lan houses, oriento que o diálogo franco, é a melhor recomendação, muitos não sabem nem o que falar.
Primeiro porque não sabem como criar regras de utilização a esse meio, pois não tem acesso a net e devido a isso não sabem usa-la, outros sabem que é perigoso, mas não sabem o porquê.
Oriento quanto a pedofilia, explico do que se trata,que existem ferramentas(para os que possuem computador em casa) que permitem filtrar conteúdos e definir horários de uso do computador, a MCAfee e o sistema operacional Windows oferecem esse tipo de parental control.
O auxilio dessas ferramentas é bem vindo para os pais, que se deparam com estatísticas assustadoras, como a de que uma em cada cinco crianças que navegam pela net é alvo de pedófilos a cada ano.
Veja alguns pontos para prestar atenção a navegação de seus filhos:
* Redes de Relacionamento: São sites que permitem criar e divulgar uma pagina pessoal com textos, fotos, vídeos, e compartilhar com amigos ou com qualquer um que use a rede. Ex: Orkut.
* Chat / Salas de Bate- Papo: São salas virtuais organizadas por tema ou idade, em que a comunicação ocorre em tempo real, com troca instantânea de mensagens entre várias pessoas.
* Redes P2P: Do inglês peer-to-peer, ponto a ponto, são redes descentralizadas que podem trocar entre si informações como músicas,vídeos, textos e programas. Os arquivos podem ter nomes falsos, disfarçando arquivos ilegais ou impróprios.
* Comunicadores Instantâneos: São os famosos MSN, Yahoo mensager, Skype, etc,são programas para enviar e receber mensagens intantâneas, evite aceitar quem voce não conhece,não envie fotos pessoais, cuidados com arquivos trocados, podem conter vírus.
* Sites de Busca: São páginas que oferecem serviço de busca de conteúdos disponíveis em outros sites da internet a partir de expressões ou palavras - chaves. Não confie em tudo que vê ou lê, ative a filtragem de páginas.
* Jogos on- Line: São jogos com vários participantes conectados ao mesmo tempo, possibilitando ainda ação em equipe e conversas entre jogadores por meio de mensagens.Há pessoas que fingem ser jogadores para roubar dados e prejudicar, muitos desses jogam começam gratuitos e depois cobram taxas, verifique a idade mínima indicada para cada jogo.
* E-Mail: Serviço geralmente gratuito, de troca de mensagens que permite enviar e receber textos, imagens e quase todo tipo de informação digital.Cuidado ao abrir anexos, podem conter vírus,troque sua senha periodicamente, não abra e-mails de desconhecidos.
*Blogs e Flogs: São espaços que podem ser criados por qualquer internauta para publicar suas idéias e fotos, lembre-se de moderar os comentários das postagens, de não copiar conteúdo alheio, ou se fizer pedir permissão e dar os devidos créditos.
No momento, essas orientações são as básicas, bom 2010 para todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

I was recommended this website by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You're wonderful!
Thanks!
Visit my webpage :: shemale cams

Anônimo disse...

A person essentially help to make critically posts
I would state. That is the first time I frequented your web page
and to this point? I surprised with the research you made to create this actual post incredible.
Great job!

My page; best coffee makers