Estou no facebook

sábado, 16 de outubro de 2010

Quatro anos de existência do Mosaico da Psicologia

No começo curiosidade,vontade de expressar minha vida pessoal.
Aí vieram os grupos no Yahoo e Google, grupos que tratavam sobre blogs ou,como eles chamam,a blogosfera.
Levei tanto fora quando convidava os membros do grupo para visitarem meu blog, mas aprendi com os que faziam o favor de visitar, me explicavam que deveria escolher um assunto específico, retirar as inúmeras fotos pessoais,e selinhos infantilizados que recebia, e o nome do blog, não fazia muito sentido,os leitores mais antigos devem se lembrar,chamava-se "Era Zen".
Foi complicado para mim, que não sabia nada de informática, muito menos códigos HTML, que palavra complicada, eu só tinha uma vaga noção de word, windows e excel,que aprendi em mil novecentos e antigamente.
Saí dos grupos onde me trataram de forma grosseira, eles não sabiam tratar com ética seus membros que não eram webmasters, mas encontrei muita gente boa,Catarino do Blog do Catarino, Pablo do DIHITT, entre tantos outros, além de começar a ler muito outros blogs, de vários assuntos, então resolvi que deveria escrever sobre o que mais gosto de fazer na vida, psicologia.
E então comecei a ler mais, escrever experiências vividas em minha jornada enquanto psicóloga, coloquei meu e-mail, para que os leitores pudessem entrar em contato comigo, quis mudar o template, e Catarino foi maravilhoso fazendo isso para mim.
Catarino me ensinou também a colocar o tradutor, e a caixa de pesquisa do Google.
Outros recursos eu ia clicando nos blogs que achava interessante, como por exemplo, o contador de visitas.
Fiz muitas bobagens, teve um tempo que o blog tinha um relógio que tomava metade de seu espaço, selos de tudo quanto é tipo, era tanta coisa piscando que parecia uma discoteca (que termo antigo!!!),recentemente retirei duas listas que mantinha;"Filmes Favoritos" e "Livros Prediletos", quem se interessar pode encontrar estas listas no meu perfil do blogger, pois estava tomando muito espaço no template.
Aprendi a procurar os lugares certos para divulgar o blog, o que era spam que é quando voce convida membros de seus grupos a visitarem seu blog, quando não é permitido pelas regras daquele grupo(e tome levar fora), até aprender a netiqueta.
Naveguei em muitas redes sociais, fui em busca de aprimoramento, achei muitos conteúdos interessantes, e fui lapidando o Era Zen.
Comecei a receber e-mails de pessoas que se sentiam contempladas com a leitura dos posts, algumas através dessas leituras me pediam ajuda eu as respondia e tentava ajudá-las, acreditem é recompensador, o blog não era um diário fútil, estava servindo para minimzar dores e cooperar em pesquisas estudantis.E como diz um certo comercial de TV, "Isso não tem preço!".
Então veio a necessidade de mudar o nome do blog, Era Zen parecia esotérico, e a proposta havia mudado radicalmente,mas e os blogs parceiros que cresciam a cada semana, e as pessoas que tinham salvo em seus favoritos esse endereço, não eram muitas,mas teria que resolver esse problema.
Trabalho de formiguinha que durou uma semana, avisei a todos os blogs parceiros a mudança de endereço para "Mosaico da Psicologia", escrevi para um monte de gente, twitei, dihitei, orkutei, msnei, enfim, consegui.
Aí venho a surpresa, denunciaram meu blog por conteúdo impróprio e ele saiu do ar por um fim de semana, quase infartei, estava tão lindo, entrei em contato com algumas pessoas que estão mais atentas do que eu quanto a blogs, uns me acalmaram, outros me assustaram.Resolvi desapegar, relaxar e esquecer, foi um sonho na areia, e estava convicta que ia parar de escrever, nele e no outro blog que mantenho o Mosaico de Histórias(esse no wordpress).
Na segunda- feira,o acesso como uma despedida,e lá estava ele de volta, aprendi lendo o blog de Juliana,o Dicas Blogger,que isso acontece mais vezes do que se pensa.Ela também foi vítima e perdeu seu domínio próprio, digo isso aqui porque ela colocou a boca no mundo e falou da inveja na internet.Maravilhoso o post dela sobre esse assunto.
E vou aprendendo, como tenho trabalhado muito, relaxei com os blogs, mas como nesse momento estou de férias resolvi dar uma acelerada e cuidar dos meus filhos, os blogs.
Talvez próximo ano faça o tão sonhado curso de webdesigner, era para ter sido esse ano, mas foi ano muito cheio e não deu.
Hoje agradeço a todos que me ajudaram nessa jornada, os que sabem que ajudaram e os que não sabem, e deixo um recadinho a quem quer começar um blog, comece do jeito que voce quiser e depois vá se aperfeiçoando e mudando,vai dar tuido certo.
Agradeço também aos leitores, sem eles não teria sentido essa troca de experiências.

Um comentário:

Lucinalva disse...

Olá Silvia
Legal o seu blog, que Deus te abençoe a cada dia, um forte abraço.