Estou no facebook

sábado, 23 de junho de 2012

Torcidas Organizadas

Torcida organizada é a denominação dada a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil e no mundo. A maioria das torcidas brasileiras são uniformizadas, ou seja, seus membros usam roupas com a marca da própria torcida. No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube,criada em 1939. As associações de torcedores organizados usualmente adotam para si um mascote próprio. A partir dele, será feito a divulgação e comercialização de toda uma série de produtos envolvendo a marca da torcida.
 Alguns grupos de torcida organizada usualmente recebem ingressos dos diretores do clubes de futebol para acompanhar os eventos. É comum que parte dessas entradas sejam revendidas para outros torcedores, seja por preço menor ou maior, neste caso buscando lucro.
 Dentre os materiais utilizados pelas torcidas organizadas durante as festas do jogos estão as bandeiras de grande porte (4x4 metros), bandeirões (que recobrem todo o setor das arquibancadas do estádio),fogos de artifício e faixas com o nome da torcida.
 As torcidas organizadas são compostas por pessoas com situação precária devida, desempregados, etc., embora não somente. São pessoas que, na maioria,não ganharam a competição social e, por isso, possuem certa frustração a ser descarregada em atos violentos.
 A violência e a agressividade também exercem o papel de satisfação substituta ao vencer uma competição, embora não seja a grande competição, que é a social.
 O time de futebol funciona como a forma de compensar o fracasso, desde que ele seja vitorioso.
 Assim, numa sociedade competitiva e sem possibilidades de mudanças, seja individual ou coletiva, aliado a situação de alto grau de pobreza e desemprego, os atos de violência tendem a ser mais constante, bem como a violência se tornar uma forma de descarregar a frustração.
 Outra fonte geradora de violência são os problemas psíquicos, que atingem indivíduos de todas as classes sociais, tal como a excessiva competição e os desgastes que isso provoca, bem como a já referida frustração. Estas e outras razões da violência podem se mesclar e reforçar o caso da manifestação da violência no futebol.

Nenhum comentário: