Estou no facebook

domingo, 4 de janeiro de 2015

Voluntariado



Nos dias de hoje, o trabalho voluntário ganha cada vez mais adeptos, ao mesmo tempo em que também ganha destaque no mercado de trabalho. Além disso, ele também é o responsável por possibilitar uma vivência extraordinária para o indivíduo que opta por realizá-lo.

O trabalho voluntário pode ser realizado de diversas formas: em projetos direcionados para comunidades carentes, em grupos sociais diversificados, sendo possível até mesmo lidar com indivíduos excluídos pela sociedade, como é o caso de deficientes físicos ou mentais, por exemplo. 
É possível realizá-lo de diversas formas, e sua única regra é fazer sem receber nenhum lucro para isso. Por conta disso, você pode atuar com crianças, com jovens, com adultos, pessoas “normais” ou com deficiências, idosos, com diversificados grupos sociais ou mesmo com fatores externos à condição humana, como com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação de ambientes e muitos outros. 

A ajuda também é a mais diversificada possível: muitas vezes, ela possibilita melhor moradia a esse grupo. Porém, o voluntariado também pode ser responsável por trazer maior conforto, alegria e conhecimento, por meio de palestras, atividades e outras ações diferenciadas, que sempre dependem do público do trabalho.
Além disso, o voluntariado nos dias de hoje é visto com bons olhos para entrada dos jovens no mercado de trabalho. As empresas avaliam que os jovens possuem uma vivência mais humanística, mais próxima e cidadã, além de terem realizado uma atividade por puro prazer, e não só visando a lucratividade. Por conta disso, realizar trabalho voluntário pode lhe tornar um indivíduo realizado não só por dentro, como também profissionalmente.

Lembre-se de que a sua criatividade pode mudar a vida de uma pessoa, de um grupo ou, até mesmo, de um país.

Nenhum comentário: