Estou no facebook

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dilemas da Carreira - 2

1- Propostas de emprego aquém de suas competências: Aceite o que surgir, devido a crise em que estamos, e continue procurando algo melhor.Afinal é melhor um pássaro na mão...
2- Namoro no trabalho: Toda empresa tem uma política, se for permitido não há motivo para esconder, se for proibido, seja discreto.
3- Puxa-saco no trabalho: Gostar de seu superior é normal, não ceda a pressão dos colegas de falar mal do mesmo, mas não precisa elogiá-lo à quem não gosta do mesmo.
4- Como vencer a grande concorrência: Reconhecendo que a competição faz parte do jogo, em vez de querer eliminá-la.
5- Sem promoção, nem aumento se pode ir ao gerente:  Deve procurá-lo para conversar se realmente dá retorno financeiro a ela, cao contrário torne-se mais competente primeiro.
6- Profissionalismo X Emotividade: Não demonstre fragilidade na empresa, tenha um confidente fora de seu trabalho, ou melhor faça terapia.
7-  Tentar ou não vaga na área que se tem experiência e que gosta: Tenha paciência, nas entrevistas seja forte na sua convicção e mostre que quer atuar nessa área, procure não só na sua empresa como em outras.
8- Ter mestrado e falar outros idiomas, mas não é contratado: Precisa procurar experiência na área, muitas empresas valorizam a experiência e não apenas a competência acadêmica.
9- Negócio Próprio e os Riscos: Procure uma empresa especializada em gerenciar pequenas empresas, faça cursos ,pois a maioria das pequenas empresas quebram em menos de um ano.
10- Trocar uma firma grande por outra de menor porte: Na empresa menor se tem mais chances de reconhecimento, e de conhecer a empresa como um todo, garantindo a possibilidade de um possível crescimento.
11-Méritos no Trabalho: Se você fez um projeto e o colega lhe "roubou" a idéia e apresentou como se fosse dele não há muito o que fazer , o melhor é que na próxima vez cale-se e só o exponha a seu superior.
12- Trabalho aumentou e os prazos diminuíram: Mais comum em nossa realidade, devido as demissões, pense em três ferramentas: foco, organização e prioridade (preocupe-se primeiro com o que for fundamental).
13- Promoção ao mais bonito: É comum esse tipo de atitude a pessoa mais bonita ou que faz outro tipo de favores a uma empresa é promovida, já a que trabalha com seriedade e competência nada consegue.Tente negociar com cuidado com seu superior se perceber que a visão da empresa é essa, procure novos horizontes.
14- "Panelinha": São sistemas que as pessoas criam para se defender, assim como no Big Brother. Não vale a pena fazer parte, mas é necessário manter bom relacionamento com quem está nela.
15- Dificuldade em se manter no emprego e tédio: Sinaliza dificuldade de criar vínculos, pense que em toda empresa encontrará problemas, tente se adaptar melhor.
16- Não ter experiência e a dificuldade no ingresso ao mercado de trabalho: Faça trabalho voluntário para que os outros conheçam o seu potencial para determinada área, e tenha a humildade de aceitar qualquer proposta para ingressar no mercado.
17- Especialização em uma única área ou diversificar conhecimentos: Diversifique até formar uma base sólida, depois foque em uma área específica.
18- Liderança X Inveja: Cargo de chefia desperta mesmo inveja.Reflita sobre o que você faz que estimula esse sentimento e tente corrigir. Liderança é saber servir sua equipe e não ser servida por ela.
19- Problemas em falar em público: A saída é treinamento, pois se sua função exige falar em público, há necessidade de treinamento como em qualquer outro atributo que você precise para desenvolver seu trabalho.
20- Se enturmar em um grupo fechado: Para se entrosar precisa descobrir qual é o estilo da turma, saber o que motiva essas pessoas e o que as faz valorizar umas as outras.Será que vale a pena, voce realmente está tentando entendê-las?
21- Resultados imediatos em pouco tempo de trabalho: O recém chegado à função é sempre visto como salvador, e quem corresponde a essa expectativa sai valorizado.
22- Passou da idade limite para o primeiro emprego e não sabe qual carreira seguir: Arrume um emprego seja qual for,quando se está no mercado é mais fácil descobrir qual vocação seguir.

Nenhum comentário: