Estou no facebook

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Dilemas da Carreira - 1

Como conquistar um emprego e mantê-lo driblando chefes e colegas difíceis, e se quiser mudar de área sem se arrepender, ter reconhecimento também é difícil.Seguem algumas dicas par tentar resolver esses dilemas:
1- Não consegue emprego na sua área: Nunca desista de seu sonho,mas vocação só não basta, vá atrás de competência estudando mais.
2- Como cativar sua equipe: Cada um na empresa está interessado em si mesmo.Mostre que sua proposta pode dar lucro a todos.
3- Como vencer o desemprego: Se está desempregado há mais de um ano está na hora de reciclar seus conhecimentos e procurar ou ampliar seus contatos.
4- Arriscar outra carreira e abandonar a carreira sólida: Se você não está satisfeito e quiser recomeçar busque qualificação necessária fazendo uma pós graduação.
5- Quer assumir uma vaga na chefia: Procure ser transparente falando de sua vontade a quem realmente pode ajudá-lo e tenha poder de decisão.
6- O relacionamento entrou em crise e isso está afetando o trabalho: Deixe cada coisa em seu lugar, não misture vida pessoal com trabalho.
7- Não ter contatos e dinheiro para conseguir recolocação no mercado de trabalho: Se você não consegue pagar uma empresa especializada tenha a humildade de procurar os contatos que possui e saiba agradece-los se conseguir.
8- O colega foi promovido e você não foi: Se quer subir na carreira desenvolva habilidades necessárias para comandar uma área.
9- Timidez e o trabalho: A pessoa muito tímida, é na verdade, vaidosa.Ao baixar sua auto-exigência, vencerá essa batalha.
10- Promoção X Inveja: Jogue limpo de for promovido e perceber que outros querem puxar seu tapete, mas se as pessoas em questão persistirem querendo te derrubar, havendo possibilidade, as demita.
11- Trabalho restrito ao universo masculino: Se você é mulher e conquistou um emprego nessa área
evite três papéis: a brurra, a frágil, e a sedutora.
12- Um bom currículo sem gastar com cursos:  O mais importante é o conhecimento que pode ser conseguido com leituras especificas, conversas com pessoas da área e palestra em instituições de classe.
13- Trabalhar com amigo que rivaliza no ambiente de trabalho: Amigo de verdade não usa a vida pessoal para desestabilizar a vida profissional de ninguém, isso se chama traição.
14- O trabalho é um  "ninho de cobras": Se relacione na maneira do possível, evite misturar vida pessoal com profissional, não se isole.
15- Gerente não aceita sugestões e atrapalha o trabalho: Ser gerente não significa ser competente para exercer tal função.Existe também o assédio moral (ver posts anteriores). Fale na hora certa, do jeito certo, para isso observe essa pessoa primeiro, tente estudá-la para ver como deve se aproximar.
16- Ganho menos que o acertado pela empresa: Sempre há esse risco, procure quem realmente é responsável pela folha de pagamentos, nunca procure quem não pode resolver o problema pois poderá agravá-lo.
17-  Cursos no exterior: Com certeza fazem diferença quem fez algum curso no exterior relacionado a sua área de trabalho,mas é necessário que não fique só no papel a pessoa deve colocar em prática o que aprendeu lá fora.
18- Dificuldade em aceitar críticas: O culto ao ego faz com que se tenha bastante dificuldade em aceitar críticas, perceba se a critica que te fizeram é válida se for, aceite-a e mude, se não descarte-a sem causar problemas com quem as fez.
19- Stress no trabalho: O stress no trabalho ocorre porque as funções de cada um não estão claras, a empresa não oferece condições tecnológicas para o trabalho ou falta competência individual.
20- Como criar uma oportunidade para falar com o superior: Não espere ser chamado, encontre uma oportunidade, seja no elevador, corredor, leve o problema com a solução, não traga só problemas para que ele os resolva por você.
21-Conciliar a vida afetiva com a vida profissional: Estabeleça um acordo com seu conjugue, com os filhos ou com outras pessoas que você ama, pois alguém tem que sustentar a casa.Mas não esqueça de você e das suas satisfações pessoais.
22- Desmotivação e troca de emprego: Procure entender essa desmotivação, se é a empresa que não está lhe dando valor, se o salário  está aquém do merecido enfim... Tenha coragem de assumir riscos e procurar novas oportunidades. O pior custo de um emprego é não evoluir.
23- Salário X Crescimento na empresa: Trocando em miúdos trocar o certo pelo duvidoso. Se trabalha só por dinheiro sua carreira perde a perspectiva, as vezes o conhecimento e a satisfação no que faz é melhor do que um salário que lhe traga stress, como não poder tirar férias por exemplo.
24- Rumores de demissão deve-se checar na chefia: Claro, uma empresa séria faz isso às claras essa realidade é cada vez mais comum no país em que vivemos.Você precisa saber para procurar novas oportunidades, preparar a família, cortar gastos extras.
25- Existe mais emprego na metrópole que na cidade pequena:  Primeiro pense se se adaptaria ao ritmo dessa grande cidade,pois isso implica em mudar bastante o ritmo e estilo de vida, esteja preparado para grandes competições e o stress, algo que ocorre  em menos quantidade na cidade pequena.

Nenhum comentário: